-
Arquitetos: Architectural Design and Research Institute of Tianjin University; Architectural Design and Research Institute of Tianjin University
- Área: 1 m²
- Ano: 2017
Descrição enviada pela equipe de projeto. Yu Qingcheng é um escultor de argila famoso mundialmente, renomado na China e no exterior e dono de um estilo único.
Para descrever este projeto com um conceito subjetivo, seria algo como "segurar lama"; e de forma racional, "múltiplo". Este pensamento representa a ideia principal do designer nos últimos anos, apresentando um novo conceito de "múltiplo" --- do primeiro ao último volume, o edifício está cheio de movimento e tem duas ou mais formas diferentes nas extremidades. A forma não é um resultado, mas um processo, um espaço físico com fluxo contínuo e variável, um processo que vai de estático a dinâmico, um processo de evolução espacial temporal. Um processo de crescimento corporal, um edifício sem foco, uma composição geométrica de mudanças lineares a não-lineares com topologia e características fractais.
O espaço físico desta galeria apresenta dez mudanças:
1: Mecânica ---- forma, de estática a dinâmica;
2: Diferencial ---- linha, de reta a curva;
3: Nível ---- bloco, de grande a pequeno;
4: Ótica ---- cor, de escuro para a claro;
5: Medição ---- superfícies, de espessas a delgadas;
6: Medida ---- espaço entre cada tijolo, de largo a estreito;
7: Física ---- textura, do áspero ao suave;
8: Dimensão ---- espaço, do bidimensional para o tridimensional;
9: Caráter ---- temperamento, de duro a brando;
10: Filosofia ---- atributos de yin ao yang.
O mestre do Tibete, Alfonso Karupoche, escreveu um livro (O Livro Tibetano dos Mortos) em 1996, vendido em todo o mundo, em que disse: "os cientistas nos dizem que todo o universo é apenas mudança, atividade e processo - um completo fluxo de mudança", "vida e morte foram vistas como uma sequência contínua de uma entidade de transição em mudança".
O crítico americano Roger Hubert disse que "todas as pessoas que amam filmes acabarão chegando à visão de Yasujiro Otsu, compreendendo que a essência do filme é a escolha entre movimento e quietude".
Ciência, religião e arte: as três têm muito em comum.
Costumávamos pensar que um edifício tivesse que ter uma base quadrada ou redonda, com linhas retas ou curvas, portanto esse edifício quadrado e redondo, com linhas retas e curvas não é lógico. A curva e a linha não estão mais em contraste, mas mudam do homeomorfismo, da homotopia não homeomórfica para uma série de transformações não-lineares topológicas.